top of page

Plano Nacional das artes - Raízes culturais e arte sustentável

  • 9 de jul.
  • 1 min de leitura

Um projeto verdadeiramente especial, que trouxe à nossa escola as raízes da nossa freguesia — a terra, as cores, os saberes e as histórias que fazem parte da nossa identidade.

Um projeto que promoveu uma ligação profunda entre arte, sustentabilidade e identidade local.


Esta residência artística teve como foco a replicação do modelo de inovação social que a Associação Live With Earth desenvolve na Cadriceira e na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA ). Baseado em princípios de economia circular e sustentabilidade, o projeto promove a investigação e aplicação de pigmentos naturais nas áreas de Eco-Design, Eco-Artes, Eco-Construção, empreendedorismo social e educação. Este conhecimento prático visa não apenas incentivar o uso responsável e sustentável dos recursos naturais locais, mas também despertar nos alunos uma consciência ambiental e promover o desenvolvimento de competências no campo da inovação e da sustentabilidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar várias vertentes de utilização dos pigmentos naturais, como na

integração de criações de cerâmica e na produção e aplicação de tintas de terra. Durante as cerca de 50 sessões, foram apresentados diversos materiais originários da Terra, como os fósseis, as argilas coloridas, o barro, as peças de cerâmica, os tingimentos, as ferramentas e métodos de produção de pigmentos naturais, promovendo desta forma o conhecimento e a educação ambiental.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page