OesteCIM e AIRO apresentam finalistas do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
Parabéns à nossa turma do 3.º ano!
Esta tarde foi verdadeiramente inesquecível! O nosso projeto "Eco Blocos – Tijolos Sustentáveis com Plástico Reciclado" conquistou o 2.º lugar na final do Concurso de Empreendedorismo promovido pela OesteCIM!
Os nossos pequenos grandes empreendedores brilharam na apresentação do seu projeto, mostrando como é possível dar nova vida ao plástico reciclado através de uma solução inovadora e amiga do ambiente.
A final reuniu 14 projetos finalistas — três de cada ciclo do ensino básico e cinco do secundário — todos com ideias criativas e inspiradoras para um mundo melhor.
Esta iniciativa reforça a importância de uma educação ativa, criativa e consciente, preparando os nossos jovens para um futuro mais sustentável, responsável e inclusivo.
O futuro está nas mãos deles… e está em boas mãos!
#EcoBlocos #EmpreendedorismoJovem #OesteCIM #AIRO #EducaçãoSustentável #Orgulho #FuturoVerde #InovaçãoNaEscola #CâmaraMunicipalDeTorresVedras
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) promoveu nas suas instalações, com o apoio da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), a final do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste.
A iniciativa teve como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU. São objetivos que visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. “Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias” são os 5 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Este ano letivo, o Concurso de Empreendedorismo contou com 168 projetos para análise. Na cerimónia de entrega de prémios foram apresentados 13 projetos dos alunos finalistas:
No primeiro ciclo foram atribuídos prémios aos projetos EcoCloset, da Escola Básica de Santa Catarina [Caldas da Rainha] (1º lugar); Pica Pau, da Escola Básica Nº1 do Cadaval [Cadaval] e Eco-Blocos – Tijolos Sustentáveis com Plástico Reciclado, da Escola Básica do Ramalhal [Torres Vedras] (ambos em 2º lugar).
Os premiados do segundo ciclo foram o Anfíbio Cleaning, Agrupamento de Escolas D. João II [Caldas da Rainha] (1º lugar); o OFFline e o VerdeUrbano, da Escola Básica de Santa Catarina [Caldas da Rainha] (ambos em 2º lugar).
No terceiro ciclo, o primeiro lugar foi atribuído ao projeto Cerâmica Saída da Casca, do Agrupamento de Escolas D. João II [Caldas da Rainha]; o segundo lugar foi para Do Desperdício ao Jogo, da Escola Básica do Carregado [Alenquer]; e em terceiro lugar ficou a Escola Básica de Santa Catarina [Caldas da Rainha], com o SolariuZ.
Foram 4 os premiados no ensino secundário: o Cookers Lab, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste [Caldas da Rainha] (1º lugar); o BioNATURA, da Quinta Pedagógica de Peniche/ Escola Secundária de Peniche [Peniche] (2º lugar); a Agropecuária Inclusiva e Integrada com Centro de Formação, da Escola Secundária Josefa de Óbidos [Óbidos] (3º lugar); e a Academia de Jovens Pilotos (Automobilismo), do Externato Cooperativo da Benedita [Alcobaça] (4º lugar).
Para além dos prémios aos alunos foram, igualmente, atribuídos o prémio de Concelho Mais Empreendedor, a Caldas da Rainha; o prémio Projetos com Mais Impacto Ambiental, à Escola de Serviços e Comércio do Oeste [Torres Vedras]; o prémio Projetos com Mais Impacto Social, ao Agrupamento de Escolas do Carregado [Alenquer]; o prémio Escola Mais Criativa, atribuído ao Agrupamento de Escolas Cadaval [Cadaval] e o prémio Escola Mais Empreendedora, para o Agrupamento de Escolas D. João II [Caldas da Rainha].
Comentários