42º Aniversário do C.S.C.R.D. do Ameal
No dia 20 de abril de 2024, houve um desfile de noivas por décadas, com o objetivo de mostrar os vestidos de cada geração e recordar memórias passadas. O desfile abriu com um vídeo que contou com a participação da comunidade que respondeu à pergunta “o que é o amor?”.
Este desfile contou com música ao vivo que acompanhou a passagem das noivas pela passadeira vermelha e foi marcado por músicas emblemáticas de cada uma das décadas. Desta vez o grupo musical estendeu-se e surgiu o nome “Recorda”. Em vez de 3 músicos, tivemos 5: Célia Santos no baixo, e Ana Luísa, Inês Severino, Patrícia Ferreira e Sofia Vicente nas vozes e guitarra. Antes da noiva “emprestada” desfilar, é dito um pequeno texto em voz off com uma curiosidade que a noiva “original” partilhou connosco.
Desta vez tivemos os nomes e as fotos das noivas ou dos noivos “originais”. A maioria dos vestidos foram de noivas do Ameal. No total foram 19 vestidos de noiva. As modelos que usam os vestidos originais, algumas são as que já participaram no Ramalhal, outras são novos elementos que vieram vestir os vestidos das suas avós, mães, tias ou amigas.
Para além disso, houve pequenos sketches sobre a temática do casamento – realizados pelo Grupo de Teatro do Centro Social do Ameal. No final do desfile entrevistamos algumas noivas “originais” com as suas noivas “emprestadas” de modo a capturar o impacto do desfile. Após a edição do vídeo gravado, juntamos o grupo para fazer um jantar partilhado e ver a gravação no Centro Social do Ameal.
Na década de 60 houve apenas um vestido, obrigada à noiva Conceição Veríssimo por ter emprestado o seu fato de 1964.
Na década de 70 houveram quatro vestidos, obrigada às noivas Vitória Santos, Maria Cavaco, Natalina César e Patrocínia Esteves por nos terem emprestado os seus vestidos de 1970, 1972, 1976 e 1977.
A década de 80 contou com cinco vestidos, obrigada às noivas Cecília Elias, Maria Serra, Maria Viçoso, Maria Lourenço e Ana Sebastião por nos terem emprestado os seus vestidos de 1983, 1984, 1985 e 1988.
A década de 90 foi bem racheada e contou com oito vestidos desde 1990 até 1999. Obrigada às noivas originais Paula Elias, Adélia Caldeira, Paula Anastácio, Cristina Viçoso, Cristiana Brito, Sofia Saraiva, Luísa Sérgio e Ana Margarida Esteves por nos terem emprestado os seus vestidos.
E para finalizar o desfile, tivemos um vestido da década de 2000, obrigada à noiva Cármen Santos por nos ter emprestado o seu vestido do ano 2000.
Tivemos também um momento de teatro encenado pelo grupo de teatro do CSCRD do Ameal. Obrigada aos nossos atores Sara Jerónimo, Matilde Santos, Miguel César e Santiago Manuel.
Um grande obrigado ao grupo ReCorda por darem voz a este desfile e pelas ínfimas horas de treino para vos trazer as melhores músicas de cada década. Na guitarra e voz tinhamos a Inês Severiano, Patrícia Ferreira, Sofia Vicente e Ana Luísa Ferreira. E no baixo tínhamos a Célia Santos
Noivas Ameal 2024


2024 - GerAções de noivas - Ameal - Entrevistas

2024 - GerAções de Noivas - Ameal - Recorda - Dancing Queen

2024 - GerAções de noivas - Ameal - Bastidores

2024 - GerAções de noivas - Ameal - O que é o amor?
Obrigada aos técnicos que fizeram toda a montagem do palco, das luzes, do som e tudo o resto. Sem vocês isto não teria sido possível: Leonel César, Né, Joca, João Oliveira, Miguel César, são apenas alguns dos nomes. Obrigada ao Jorge Cavaco pelas fotos incríveis do desfile e obrigada aos cameraman que filmaram todo o desfile: João Oliveira, Joca e Luís Severino. Por fim, obrigada ao João Elias por ter conseguido entrar em contacto com as noivas do Ameal e ter conseguido arranjar a maior parte dos vestidos de noiva que foram apresentados neste desfile.
Obrigada a todos os que tiveram na cozinha e no serviço de mesas, e que fizeram com que o jantar acontecesse. Obrigada também a todos que de alguma forma colaboraram para que este desfile pudesse acontecer.
Obrigada às associação da nossa terra que fazem com que continue a haver vida, memórias e tradições para passarmos à próxima geração. E por fim, não podíamos deixar de agradecer ao CSCRD do Ameal pela confiança no grupo GerAções na celebração do seu 42° aniversário.









































