Igreja de Santo António do Ameal
A Igreja de Santo António do Ameal localiza-se na freguesia do Ramalhal, no concelho de Torres Vedras. Trata-se de um edifício com uma longa história, embora tenha sofrido diversas modificações ao longo dos séculos.
História e Arquitetura
-
A fundação da igreja remonta, pelo menos, ao início do século XVI. Existem registos de um "tombo" (inventário de bens) dos seus haveres feito em 1506, que foi posteriormente reformado em 1540.
-
A maior parte da estrutura atual é da primeira metade do século XVI, o que é visível em elementos como a porta e o arco cruzeiro.
-
No século seguinte, foi-lhe acrescentada uma porta lateral e, já no século XIX, a igreja passou por grandes modificações, uma vez que se encontrava em ruínas. A torre sineira é uma construção mais recente, erguida apenas no século passado.
-
O interior da igreja possui um retábulo principal e outros colaterais, todos do século XVIII, que são dourados e policromados. Neles, estão representadas figuras como a Virgem com o Menino, São José, Nossa Senhora da Conceição e um crucifixo de pedra renascentista.
-
A igreja abriga uma antiga e valiosa escultura do padroeiro, Santo António, que se encontra num nicho sobre a porta da sacristia. No seu acervo, destaca-se também um cálice elegante de prata cinzelada, datado do século XVI, embora tenha tido o seu pé substituído por outro mais pesado.





























